terça-feira, 22 de março de 2011

Água: um bem precioso para o Planeta.

Hoje é o Dia Mundial da Água!
Comemorado anualmente no dia 22 de março, objetiva chamar a atenção sobre a importância da água doce e do manejo sustentável dos recursos hídricos. Este ano, tem sua celebração oficial na Cidade do Cabo, África do Sul, com o tema “Água para as Cidades – Respondendo aos Desafios Urbanos”, tentando fazer com que a  atenção internacional se volte para o impacto da rápida industrialização, o crescimento urbano da população e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
Você sabia que, segundo a ONU, esta é a primeira vez na história da humanidade que a maior parte da população mundial vive nas cidades?  Isto mesmo, são 3,3 bilhões de pessoas e 38% do crescimento é representado pela expansão das favelas, num aumentando mais rápido do que infra-estrutura da cidade pode se adaptar, acarretando em uma mudança na paisagem urbana e a poluição dos rios.
No Brasil, infelizmente, não é diferente, uma grande preocupação é a qualidade e a poluição das águas dos rios e lagoas que são, em muitos lugares, esgotos a céu aberto, além do desperdício de água, que por muitas vezes some nos canos mal conservados e velhos dos sistemas atuais.
Outro aspecto importante é o fato do consumo excessivo e o desperdício, que devem ser evitados, com economia de água do banho, descarga, copos d’água ou o quanto de louça foi lavado, não serem suficientes, sendo necessário incluir nessa conta o uso direto e indireto da água na produção de alimentos e bens de consumo. É importante e ecochic praticar o consumo consciente na hora da compra, reduzindo a pegada hídrica.
De acordo com a Water Footprint Foundation, a média mundial para a Pegada Hídrica de uma pessoa é de 1.243 litros de água por ano. Nos Estados Unidos, isso chega a 2.483 litros por ano; na Alemanha, 1.545 , no Brasil, 1.381 litros, e na China, é de 702 litros.
É importante lembrar que o acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte da população mundial, sendo que a maior pressão sobre as fontes de água doce não está necessariamente nos lugares mais secos, mas nas regiões com o maior percentual da população global. Compiladas pela BBC para o Dia Mundial da Água, imagens mostram as diferenças entre países em que água é um bem facilmente acessível e outros em que conseguir o recurso é uma tarefa arriscada e difícil, veja algumas fotos (Indiana que viaja 2km para buscar água, Niger um dos lugares mais secos da África e menino bebendo água de rua no Paquistão).



O Brasil consome 0,72% da sua água doce renovável ou 331,48 metros cúbicos por habitante a cada ano, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.
Em todo o planeta a água ocupa aproximadamente 70% da Terra, sendo que nessa porcentagem 97% é de águas salgadas de oceanos e mares, e apenas 3% de água doce.
Bacana lembrar que território brasileiro detém 12% de toda a água doce da Terra, cerca de 80% deste volume, localiza-se na Amazônia. Mas a nossa riqueza hídrica não se restringe às áreas superficiais: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.
A preservação da água é uma das atitudes mais preciosas que devemos fazer pelo planeta. Ameaçada, este recurso natural está diretamente ligado à vida. Feliz dia da água sempre!

Fonte: Unwater

Nenhum comentário:

Postar um comentário